quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Assim não Vale

Estava achando apenas curiosa essa história da coincidência das cores da nova logomarca da Vale do Rio Doce com as cores do Banco Real. Hoje li que a equipe de criação foi a mesma. A história deixou de ser curiosa e também deixou de haver coincidência. Agora surgiu a história da semelhança entre o cone da Vale e o cone da Vitelli. É difícil também ter havido coincidência. As equipes de criação de logomarca costumam passar os olhos por milhares de outras logomarcas em busca de inspiração. Às vezes criam outra igual porque guardaram a original no subconsciente; às vezes gostam tanto de uma logomarca que tratam de criar uma quase igual. Parece que foi esse o caso da logomarca da Vale. (E lembra muito aquele personagem de Borges que gostava tanto de Don Quijote que resolveu reescrevê-lo parágrafo por parágrafo, linha por linha, palavra por palavra, vírgula por vírgula, exatamente como Cervantes tinha escrito.) Às vezes não existe má-fé, é apenas ingenuidade.