sábado, 5 de janeiro de 2008

Obama e Axelrod: trabalhando por música

Foto de Jamie Rose para The New York Times / International Heral Tribune O sucesso da candidatura de Barack Obama como pré-candidato Democrata à Presidência da República nos Estados Unidos está revelando uma dupla afinadíssima no marketing político. Trata-se do próprio Barack Obama e seu consultor, David Axelrod. Eles já tinham tocado juntos a campanha para o Senado em Illinois, em 2004, com absoluto sucesso. Axelrod, ex-jornalista político, vem sendo considerado, há algum tempo, como um dos melhores Consultores americanos. Pelos vídeos de apresentação da candidatura de Obama no ano passado já era possível perceber que havia um excelente trabalho por trás de tudo. Não apenas pela qualidade técnica, mas principalmente pelo trabalho de conceituação da candidatura. Os conceitos de mudança e multirracilidade foram muito bem desenvolvidos. Há sempre quem enxergue o trabalho de Axelrod nas falas de Obama. Mas ele é o primeiro a esclarecer que entra apenas com 20% - é o próprio Obama o responsável por 80%. Como disse David Montgomery em seu artigo "Barack Obama's On-Point Message Man" (Washington Post, 15/fev/2007), Axelrod, como um verdadeiro consultor, é "indispensável, invisível".