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Por que César Maia não gosta de TV?
César Maia, faz tempo, teoriza sobre a perda de impacto da televisão nas campanhas eleitorais. Ele não está totalmente errado, já que a televisão vem cedendo terreno para outras formas de comunicação. Eu mesmo já fui completamente ligado em TV, escrevi a respeito, fui repórter nessa área, e agora dedico infinitamente mais tempo à internet. Mas César Maia exagera no enfraquecimento da TV quando diz no seu Ex-Blog que “o tempo de TV (...) é fundamental ter, mas, entre os que o têm, a TV perdeu força como instrumento para impactar o eleitor. Ou seja: não será decisiva entre os que têm 4 minutos ou mais, prejudicará algo quem tem 3 e assim progressivamente”. Em 98, por exemplo, a televisão teve grande influência na derrota do próprio César Maia (ele tinha cerca de 8 minutos contra 3 e 20 de Garotinho), principalmente porque ele não soube usá-la. Em 2004, a televisão teve grande importância no surgimento do fenômeno Lindberg Farias na eleição para Prefeito de Nova Iguaçu, RJ. Lembro bem que ele estava atrás nas pesquisas, e disparou na frente com a veiculação dos comerciais do Horário Eleitoral Gratuito. Acontece que naquele ano a Band (que era a emissora responsável pela transmissão do Horário para Nova Iguaçu) também transmitiu praticamente em tempo integral as Olimpíadas. Se não me engano, chegou a ultrapassar a Globo em audiência. Por bobeira do adversário que liderava, a campanha de Lindberg ocupou sozinha o tempo dos comerciais eleitorais e subiu vertiginosamente nas pesquisas. Assim, só quem tem interesses ocultos pode tentar reduzir a zero a importância da TV. E mais: se ter muitos minutos pode não ser tão fundamental no programa eleitoral completo, isso é preciosíssimo para a campanha poder veicular mais comerciais na programação normal da emissora. Acho que César Maia não se sente muito à vontade diante das câmeras, daí suas críticas ao veículo. Se ele acredita de verdade no que diz, proponho que troque o tempo que sua candidata Solange Amaral tem na Globo pelo tempo de outro candidato em outro canal – na TVE, por exemplo...