quinta-feira, 31 de julho de 2008

Eleição no Rio: avaliação do quadro

César Maia, no seu Ex-Blog de hoje, faz uma avaliação do quadro eleitoral do Rio de Janeiro. Ele é sempre bem competente em suas análises, mas não podemos esquecer que acima de tudo ele puxa a sardinha para a sua brasa.Diz ele:
A tendência do candidato do PRB é vir em direção ao meio caminho entre 2004 - 21% - e 2006 -14%. A candidata do PCdoB vai ficar flutuando abaixo dos 15% como indicam as pesquisas. O candidato do PMDB volta a ter o que tinha antes de deixar de ser candidato, ou seja, os números da última pesquisa publicada. A candidata do DEM inevitavelmente vai sendo percebida como candidata de continuidade e do prefeito do Rio, e na medida em que isso ocorra, ela vai se deslocando em direção aos outros dois e com a TV superá-los.
Diz ele, portanto, que Crivella deverá ficar com 17,5% (entre os 21% de 2004 e os 14% de 2006). Pode acontecer? Pode, mas a argumentação dele é falha, porque são índices de eleições bem diferentes, uma é para Prefeito (2004) e a outra é para Governador (2006). O mais lógico seria acreditar que ele repetiria os 21% de 2004. Ele diz também que Jandira "
vai ficar flutuando abaixo dos 15% como indicam as pesquisas". Mas as pesquisas não indicam isso. Ao contrário, têm indicado acima de 15%. Sobre Eduardo Paes, diz ele que "volta a ter o que tinha antes de deixar de ser candidato, ou seja, os números da última pesquisa publicada". De onde ele tirou isso? Na última pesquisa publicada, Eduardo Paes aparece com 13%, em ascensão. Por fim ele diz que "a candidata do DEM inevitavelmente vai sendo percebida como candidata de continuidade e do prefeito do Rio, e na medida em que isso ocorra, ela vai se deslocando em direção aos outros dois e com a TV superá-los". Ser associada a César Maia não significa necessariamente subida nas pesquisas. Lembro que em 2002, quando Solange Amaral foi candidata a Governadora, César Maia teve a sua grande derrota na cidade do Rio de Janeiro. Constatamos, enfim, que César Maia tornou-se especialista em fazer quase-análises de pesquisas.