segunda-feira, 14 de junho de 2010

Jingles das campanhas: o eu e os nós


Ouvi hoje os jingles das campanhas de Serra e Dilma e confesso que fiquei chocado. Eles retratam exatamente a campanha polarizada que temos aí, os dois brasis – o Brasil de poucos contra o Brasil de muitos. Aliás, os jingles vão mais longe – é o Brasil de um contra o Brasil de todos.
O contraste serve para mostrar o nó em que se encontra a campanha tucana, completamente perdida no seu posicionamento – não sabe qual é pior, ser Lula ou anti-Lula. As oposições (epa!) começam nos títulos: “Eu quero Serra” X “Dilma brasileira”. A letra de Serra é uma egotrip monumental: “eu sou melhor”, “eu sou competente”, “eu quero”, “eu quero”, “eu quero”. Tudo isso com um ritmo de confronto, de guerra.
O lado da Dilma mostra o oposto. É plural, coloca Lula e o povo brasileiro (sinônimos) como sujeitos da letra. Fala em “Brasil querido”, “Brasil do povo”, “o nosso amor”, “a mulher e sua força verdadeira”. A música é envolvente, de paz.
As diferenças são gritantes. E mostram que a oposição só tem um modo de desatar os seus nós: desatando antes o eu de seu candidato...
Ouça e leia as letras.

Eu quero Serra

Serra porque é bom
Serra porque faz
Serra porque sabe
Como avançar mais
Serra porque é
Correto e boa gente
Serra porque é
O mais competente

Agora é Serra
Pra cuidar dessa nação
Agora é Serra
Pra cuidar da gente
Eu quero Serra
Não tem comparação
Eu quero Serra
Nosso presidente

Serra porque é
O mais preparado
Serra porque tem
Um caminho pro futuro
Serra porque sempre
Teve do meu lado
Serra porque eu quero
O melhor e mais seguro

Quero, eu quero...
Eu quero Serra

Dilma brasileira

Meu Brasil querido
Vamos em frente
Sem voltar pra trás
Pra seguir mudando
Seguir crescendo
Ter muito mais

Meu Brasil novo
Brasil do povo
Que o Lula começou
Vai seguir com a Dilma
Com a nossa força
E com o nosso amor

Ela sabe bem o que faz
Ela já mostrou que é capaz
Ajudou o Lula a fazer pra gente um Brasil melhor

Lula tá com ela
Eu também tô
Veja como o Brasil já mudou
Mas a gente quer mais
Quer mais e melhor
É com a Dilma que eu vou

É a mulher e sua força verdadeira
Eu tô com Dilma
Uma grande brasileira

É a mulher e sua força verdadeira
Eu tô com Dilma
Uma grande brasileira

Lula tá com ela
Eu também tô
Veja como o Brasil já mudou
Mas a gente quer mais
Quer mais e melhor
É com a Dilma que eu vou

Lula tá com ela
Eu também tô
Veja como o Brasil já mudou
Mas a gente quer mais
Quer mais e melhor
É com a Dilma que eu vou