sábado, 26 de junho de 2010

Vice-versa na Oposição


A Oposição me faz lembrar aquela música do Caetano, “Atrás do Trio Elétrico”. Por ser “oposição”, acha que política se faz “do outro lado // do lado de lá do lado // que é lá do lado de lá” – e por causa disso vive um verdadeiro inferno astral em busca de um Vice. Ou vice-versa.
Primeiro, achou que ia botar pra rachar com o nome de Aécio. Mas o tucano mineiro logo mostrou que o diabo não nasceu para se pôr sob as asas de tucano paulista. Foi aquele alvoroço, rufar de asas de Norte a Sul. O principal aliado, DEM, que está em queda livre e precisa voar mais alto de qualquer maneira, meteu o tridente e bradou: “O Vice tem que vir pro lado de cá”! Os estrategistas tucanos olharam de lado e fizeram de conta que não era com eles. Fizeram pior: escolheram o Vice Álvaro Dias (!) na moita e anunciaram a decisão pelo twitter do Roberto Jefferson (!) e pelo questionário do Datafolha (!) – coisa pra aloprado nenhum botar defeito!
Os diversos lados da Oposição ameaçam mudar de lado – mas para que lado? Rodrigo Maia, presidente do DEM (que é dividido no mínimo em dois lados...), declarou enraivecido: “A eleição nós já perdemos, não podemos perder o caráter”. Seu pai, o estrategista e candidato ao Senado Cesar Maia, tuitou hoje: “Foi lançado ontem em SP o livro: ‘Estratégias de Como Perder uma Eleição’. Editora Labirinto”. Tem ironia maior?
Enquanto isso, o Bloco Lula-Dilma-Eleitor sai cantando: “Atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu...” (ou vice-versa).