quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Carnaval brasileiro e desemprego americano, 50 anos atrás: quem te viu, quem te revê

A coluna “Há 50 anos” do Globo de hoje reproduz duas notícias absolutamente surpreendentes para nossos dias. Uma é sobre o nosso Carnaval, com proibições e permissões divertidíssimas. Texto original:
O Delegado Lafaiete Stockler, da Delegacia de Costumes e Diversões, disse a O GLOBO que o policiamento durante o carnaval será intensificado e que não será permitido, de forma alguma, o uso de fantasias consideradas amorais, indecorosas, tais como biquínis e estilizações deturpadoras. O uso de lança-perfume e bebidas alcoólicas não será permitido em bailes infantis. “Nos bailes para adultos, o lança-perfume foi permitido. No entanto, aquêles que o utilizarem para fins indevidos serão rigorosamente punidos”, esclareceu.
A outra notícia é sobre o desemprego nos Estados Unidos. O surpreendente aqui é que o texto poderia ser escrito hoje quase na íntegra:
Ante a notícia sôbre o incessante aumento do número de desempregados nos Estados Unidos, o presidente Kennedy determinou uma série de inspeções urgentes. Fontes bem informadas afirmam que a crise de desemprego atual é a mais violenta dos últimos vinte anos. O Departamento do Trabalho adicionou mais 48 zonas à sua lista de 76 comunidades industriais importantes, em que o desemprêgo atingiu 6% de tôda a mão-de-obra disponível.