sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Eleições 2010, Baixada Fluminense – PARTE 1: Dilma tem o dobro das intenções de voto de Serra
Hoje vi essa nota no Informe do Dia. E peguei mais informações da pesquisa com Cláudio Gama, do Instituto Mapear. Os números que obtive são ainda mais surpreendentes, em todos os níveis (intenções de voto para Presidente, Governador e Senador, além das avaliações dos governos).
A pesquisa foi feita em 12 municípios da Baixada Fluminense, parte da Região Metropolitana. Essa área (Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Magé, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Japeri, Guapimirim e Paracambi) conta com quase 2.500.000 eleitores, com perfil predominantemente popular. Foram realizadas 1.400 entrevistas (o que dá margem de erro máxima de 2,6%) entre os dias 23 e 29 de janeiro.
O dado de maior impacto é o desconhecimento ainda muito alto (49%) de que Dilma é a candidata de Lula. E isso faz toda a diferença em uma região de eleitorado mais alheio ao noticiário dos jornais. Quando o eleitor é informado de que Dilma é a candidata de Lula, as intenções de voto na candidata petista crescem 58%, fazendo que ela pule de um empate técnico com José Serra para ter o dobro do índice do candidato tucano. Vejam os gráficos, mostrando primeiro a resposta sem a indicação do apoio de Lula, depois o detalhamento por município e finalmente a resposta com os apoios de Lula, FHC e Gabeira (CLIQUE PARA AMPLIAR):
Marcadores:
Ciro Gomes,
Dilma Roussef,
eleição 2010,
Instituto Mapear,
José Serra,
Lindberg,
Lula,
Marina Silva