quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CNT/SENSUS: Serra em queda, Dilma parada e eleição continua plebiscitária

Claro que o principal resultado desta nova Pesquisa CNT/SENSUS é que Serra continua derrotando Dilma e Lula teve pequena queda de avaliação positiva. Mas por outro lado temos que saber filtrar os exageros da mídia. Algumas observações:
Se pegarmos o histórico dos últimos 3 meses (embora com cenários diferentes), notaremos que os fatos relevantes são que Serra está em queda (atenuada na última comparação) e Dilma estabilizou, com variação positiva em maio provavelmente devida a maior exposição e com variação negativa em setembro provavelmente devida a menor exposição e aos respingos de Sarney.
Se fizermos o mesmo com o desempenho de Lula, veremos também que ele parou o crescimento, provavelmente por causa de Sarney – coisa que já passou. Não custa nada lembrar que, nos períodos correspondentes, Fernando Henrique também teve uma queda seguida pequena recuperação. (Devemos comparar, mantendo as devidas proporções, afinal em setembro de 2001 Fernando Henrique tinha apenas 34,5 de aprovação e 58,9 de desaprovação...)
É possível constatar ainda que a eleição continua plebiscitária, a favor ou contra o (a) candidato (a) de Lula. Veja os índices de quem votaria em função do apoio (soma de “único que votaria” com “poderia votar”) ou não apoio (soma de “não votaria” com “só votarei conhecendo”) de Lula. Os índices, aliás, tiveram ligeira subida a favor de um candidato com apoio de Lula.