sábado, 16 de junho de 2007
Será que o comércio na Internet chegou ao seu turning point?
Segundo o artigo de Matt Richtel e Bob Tedeschi no NYT de hoje, parece que a resposta é sim. Depois do hipercrescimento com índices anuais de 25% ou mais, o comércio online começa a dar sinais de cansaço, diminuindo sensivelmente o seu ritmo em muitas áreas. Produtos de saúde, produtos de beleza, periféricos de computador e produtos de animais de estimação são os mais atingidos, estão em queda livre. A Forrester Research estima que a venda online de livros crescerá 11% este ano, contra os 40% do ano passado. Analistas acreditam que esse ritmo lento deverá continuar por toda a década e as causas disso são várias. Mas, principalmente, porque seria muito difícil manter o ritmo e porque os consumidores estão experimentando uma "fadiga de internet" e mudam seus hábitos. Na verdade, parece também que as lojas físicas começaram a reagir, oferecendo maior interatividade e tornando (como diz Nancy F. Koehn, professora na Harvard Business School, que estuda varejo e hábitos de consumo) "a experiência pessoal de comprar mais agradável". Acredito que aqui no Brasil esse turning point ainda está longe de chegar. Principalmente na minha casa... The New York Times