sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O Globo dá exemplo de bom jornalismo

O jornal O Globo deu espaço hoje para um artigo (A manipulação da notícia contra o PT e seus dirigentes) de Paulo Ferreira, Secretário Nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT). Seria bem natural. Mas ganha destaque porque o texto de Paulo Ferreira põe o dedo na ferida da extensa campanha de oposição ao Governo Lula capitaneada pelas Organizações Globo. É claro que o espaço da seção de Opinião está longe de ter o mesmo impacto as primeiras páginas dos jornais ou as escaladas eletrônicas, sempre muito tendenciosas. Mas o texto é contundente, sem meias-palavras. Trechos:
Sensacionalismo, aliás, que se tornou rotina e manual de conduta de boa parte (se não maioria) dos órgãos de comunicação. A quem interessa esse tipo de picaretagem eletrônica?
Não é de hoje, aliás, que os barões da comunicação se posam de “donos da verdade” (...) E fazem isso porque são parte de uma elite preconceituosa (...) Sonham em voltar ao poder, retomar privilégios...
Talvez fosse o caso da mídia brasileira repensar o seu papel, aprender a conviver numa democracia com liberdades individuais, direito à informação com imparcialidade, pluralismo e isenção.