quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sou de Brasília!


Cheguei a Brasília em uma tarde de um domingo julhino. Peguei carona com o Alceu Gama, mineiro brasiliense, que tinha conhecido pouco antes no Rio. O fusquinha avançava pelo Eixão, ainda silencioso, deserto e barrento. Via aquilo tudo meio tenso, olhei pro Alceu e propus: “Vamos voltar?”
Felizmente não voltamos. Fomos encontrar a Flora, na Colina, que arranjaria um jeito de eu morar na UnB. Nesse mesmo domingo, conheci o “Marquês” (ou “Arataca”, ou “Marquês de Arataca”, hoje bem mais conhecido como Eliomar Coelho, cearense brasiliense, Vereador pelo PSOL do Rio de Janeiro, na época estudante de engenharia). Em Brasília fiz grandes amigos e conheci pessoas ótimas (por motivos diversos) que, infelizmente, não vou lembrar de todas. Teve o José Salomão David Amorim, o Hugo Mund Jr., o Aylê Salassiê, o Gougon, as irmãs Lu e Hileana, o Tarran, o Cildo Meireles, o Guilherme Vaz, o Tep, o Ludovico, a Denise (França) Bandeira, o Elmano,  Goreti, a Zezé Lindoso, a Cláudia Pereira (mãe da minha filha Maíra) e toda sua família muito carinhosa. No apartamento que fiquei, da Oca 1 (ou seria a Oca 2?), que dividia com o Werneck, eram realizadas frequentemente reuniões clandestinas, com a participação do Honestino (morto pela repressão). Eu não participava, tinha me afastado do Movimento.
Em Brasília, dirigi jornal, publiquei meus primeiros artigos sobre história em quadrinhos, fiz minhas primeiras poesias concretas e cheguei a participar da coordenação de uma pesquisa de opinião pública e do 1º Encontro Nacional dos Professores de Comunicação. Às vezes, à noite, subia no teto da antiga Reitoria para filosofar com amigos, cara a cara com aquele céu que não tem igual. Cada um de nós, claro, era de um lugar diferente do Brasil, mas todos nos sentíamos de Brasília, era um grito de guerra.
Foi um semestre intenso de UnB. Voltei a morar em Brasília, durante um ano, como Diretor de Criação da MPM Propaganda, e sempre me sinto muito bem quando estou na cidade, onde moram dois dos meus quatro filhos – Maíra, publicitária, e Hayle, diplomata. Ontem, véspera dos 50 anos, estive em Brasília para a cerimônia de Mestrado em Diplomacia do meu filho e fiquei muito emocionado. Principalmente com os discursos, do orador da turma, do Celso Amorim e de Lula – grandioso. Presenciei, mais uma vez em Brasília, esse Brasil novo, de cabeça erguida, mais forte, mais justo, sem medo de ser feliz.
Eu (que sou de Manaus, sou do Rio, sou de São Paulo, sou da selva, sou de Sena Madureira, sou de Rio Branco, sou de Miguel Pereira, sou de Fortaleza, sou de Belo Horizonte, sou de Nova York, sou de Wivenhoe) também sou como o Brasil – re-nasço em Brasília.
Texto para o blog Brasília Meu Amor, mantido por Maíra Gadelha, em homenagem ao aniversário de 50 anos.