segunda-feira, 3 de maio de 2010

Eleições 2010: para onde apontarão as próximas pesquisas?


Até dia 30 de abril, não foi registrada nenhuma nova pesquisa para a Presidência de grande relevância, nenhuma nacional. Tem uma que é curiosa (Registro 10022/2010), do Datafolha, na Grande São Paulo, com 350 entrevistas (margem de erro máxima de 5,2%), para levantar intenções de voto para Presidente e Governador entre os leitores da Folha. Curiosidade interessante essa da direção da Folha. Será divulgada?
Há outras registradas, mas de âmbito estadual – Goiás, São Paulo, Distrito Federal. Nenhuma de âmbito nacional prevista para os próximos dias. Mas será que existem dúvidas sobre os resultados que virão?
No seu artigo de sábado, na Folha, “Pesquisas Eleitorais!”, Cesar Maia diz corretamente que “uma pesquisa de opinião pública, sobre qualquer questão, depende de a informação ter chegado às pessoas”. Assim, podemos concluir que as pesquisas muito provavelmente continuarão apontando as tendências de crescimento de Dilma e de estagnação de Serra. Talvez ligeiro crescimento de Marina. A saída definitiva de Ciro não chega a ser grande novidade e deverá gerar alterações menores do que as previstas anteriormente.
A tendência de crescimento de Dilma deverá manter-se porque relaciona-se à associação de Dilma com Lula – e isso ainda não está completo.
A estagnação de Serra deve manter-se porque, apesar de o tom oposicionista da mídia ter aumentado, ainda não chegou informação nova a um público novo.
Marina pode ter sido um pouco beneficiada com a saída de Ciro e com a maior presença na mídia – o que pode prejudicar Serra.
Na pontuação, o “um pra lá, dois pra cá” que possa acontecer, ficará na margem de erro.