quinta-feira, 10 de maio de 2007
Habemus Papo I: a mídia a serviço da Igreja
É fabulosa a cobertura da mídia brasileira dada à vinda do Papa Bento XVI. É uma cobertura ao mesmo tempo ampla e detalhista. Todos os veículos de comunicação estão envolvidos na transmissão de todos os detalhes da visita. Do motorista do "papamóvel" ao "primeiro contato do Papa com o solo brasileiro através do pé esquerdo". É o resultado de um esforço monumental de marketing da Igreja Católica, que precisava retomar o pé da situação religiosa no Brasil. Tudo foi minimamente calculado, desde o Papa Bento XVI ficar hospedado no mosteiro de São Bento até o lançamento do primeiro santo brasileiro (não sei bem o nome dele). Tudo para que a fé católica volte a crescer (ou pelo menos pare de cair...) no coração do povo brasileiro, retomando o espaço conquistado pelos adversários evangélicos. Fala-se muito nos milhões que a Igreja teria gasto nessa viagem. Mas não se fala ainda dos milhões de reais em espaço (gratuito) garantido na mídia.