quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Será que o PAC é marketing?

A Imprensa e a Oposição (se é que há diferença) não faz outra coisa a não ser buscar furos no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento anunciado por Lula. Mostram falhas, mostram esquecimento e, no máximo, acreditam que é bonzinho, mas insuficiente. Cesar Maia dá a entender em seu Ex-Blog de ontem que o PAC, como foi anunciado, é apenas uma jogada de marketing. Não diria que foi "uma jogada", mas é claro que o PAC é marketing. E isso está certo. Um Presidente, um Governador e um Prefeito (Cesar Maia sabe disso) são os responsáveis pelo marketing de seu País, seu Estado ou seu Município. E fazer marketing é criar percepções na mente de seus públicos (população, investidores, turistas, etc). É muito importante para todos que haja uma percepção positiva, a partir de ações e comunicações que levem a isso. Não basta planejar e levar a cabo o PAC. É preciso que as pessoas percebam, desde já, que a palavra de ordem é crescimento com redução das desigualdades. O lançamento do PAC teve a solenidade que merecia. Teve divulgação à sua altura. Criou um fato que certamente se traduzirá em mais otimismo para a população, esperança e disposição para uma vida melhor. E é para isso também que um dirigente é eleito.