segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Eleição americana: ainda sobre a Superterça

Recebi alguns comentários em minha postagem sobre a Superterça das eleições americanas e quero responder alguns deles aqui:
  1. Falei que as primárias e caucuses de amanhã ocorreriam em 22 estados (mais os eleitores no exterior) para os Democratas e 21 estados para os Republicanos e o Bruno Hoffmann disse que seriam 24 estados. Acontece que nem sempre haverá eleições nos mesmos estados para os dois partidos. Bruno está certo no total de estados, mas os números que apresentei estão corretos. Em 19 estados, haverá eleições para os dois partidos. Mas no Novo México, Idaho e Kansas, só haverá para os Democratas, enquanto West Virginia e Montana só terão eleições para os Republicanos.
  2. Pode ser, realmente, que a Superterça não defina o candidato Democrata. E acredito até que Barack Obama pode conquistar mais delegados (já está na frente), mas tem que compensar os superdelegados que estão na base de 2:1 a favor de Hillary.
  3. Também não gosto da postura de Hillary, mas acho que ela se sai melhor para o público americano. Gosto mais do jeito de Obama, mas ele não se posicionou bem (não falo de conteúdo) no debate.