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Que mal César Maia fez à mídia?
Na minha opinião, César Maia (DEM, ex-PFL) é um político incansável, apaixonado pelo que faz. Mas ao mesmo tempo tenho a sesação que ele cansou de administrar a cidade do Rio de Janeiro (o Blog do Mello costuma tratá-lo como "ex-prefeito ainda em exercício"). Depois de 16 anos de envolvimento direto ou indireto com a cidade, ele se mostra, no mínimo, mais descuidado com a ordem urbana. É isso que sinto. Ou será que isso é apenas influência da mídia local? As Organizações Globo estão em campanha intensa contra sua administração. Na maioria das vezes parece até que eles têm razão no que divulgam, mas algumas vezes parece que estão com pirraça (se é que existe isso em política...). Obviamente, em começo de ano eleitoral, quando César Maia procura loucamente emplacar seu sucessor, essas reportagens têm efeito devastador. E ninguém entende direito porquê. Hoje, em seu Ex-Blog, de forma muito velada, ele parece que tenta mostrar o motivo (ou um dos motivos) da campanha contra. A propósito da recente reportagem do Globo mostrando os custos descabidos da Cidade Música (menina dos olhos do Prefeito e que será inaugurada nas vésperas da eleição), César Maia faz comparações entre os gastos de publicidade dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e também das prefeituras do Rio e de São Paulo. De 2005 para cá, a Prefeitura do Rio não gastou um centavo com publicidade. Diz ele que economizou mais de 600 milhões de reais - o que daria para pagar uma vez e meia a Cidade da Música. Será que com isso César Maia está insinuando que não "compra" mais a mídia? Vejam o seu texto:A LCR, EMM, MBM, HS, RBF, LM, VF, ACA e MR; GASTOS EM PUBLICIDADE NOS JORNAIS, RÁDIOS E TVs!
1. Se tomarmos os grandes estados e cidades como Estado do Rio, de S. Paulo, Prefeituras como de SP e BH, etc... Os gastos com publicidade empenhados por ano oscilam entre 60 milhões de reais e mais de 100 milhões de reais. Vamos usar como média 80 milhões de reais por ano. O governo federal é difícil somar, pois há gastos de publicidade do governo e das estatais, há promoções e patrocínios que também são propaganda. Mas por ano, no mínimo dos mínimos, com todos os fatores de segurança, alcançam por ano uns 2 bilhões de reais.
2. A Prefeitura do Rio nos anos da atual administração, primeiro e segundo governos, gastou muito pouco: uns 2 milhões por ano. Na terceira administração, que começou em janeiro de 2005, decidiu não gastar mais um tostão. Nem agencia de publicidade tem. Se compararmos com aquela media de 80 milhões empenhados por ano, que num período de governo alcançam 320 milhões de reais, no atual terceiro governo da Prefeitura do Rio, foram economizados 320 milhões de reais. Se tomarmos estas duas administrações seguidas, lembrando que na primeira de 2001 a 2004 foram gastos 2 milhões por ano ou 8 milhões nos 4 anos, teremos 8 milhões + zero = 8 milhões de reais.
3. Analisando os 320 milhões por governo daquelas administrações que aplicam em publicidade, teremos que elas aplicam 640 milhões de reais de 2001 a 2008. A prefeitura do Rio, não aplica mais nada em publicidade e de 2001 a 2004 foram só 8 milhões de reais. Ou seja, a prefeitura do Rio economizou, comparando com aqueles governos estaduais e municipais, 640 - 8 ou 632 milhões de reais neste período.
4. Deu para pagar a Cidade da Musica toda e ainda sobraram uns 200 milhões de reais para outras obras.