quarta-feira, 3 de março de 2010

Até Cesar Maia critica oportunismo de Tasso Jereissati com Bolsa Família


O Globo, claro, a serviço da Oposição (ou será o contrário?), colocou na sua manchetona que "PSDB amplia Bolsa Família e líder do governo é contra". Refere-se a um projeto do tucano Tasso Jereissati vinculando a Bolsa Família ao bom desempenho das crianças na escola, que foi aprovado ontem na Comissão de Educação do Senado e seguirá diretamente para a Câmara. Trata-se obviamente de uma jogada eleitoreira, mal feita, típica dos desesperados, dispostos a qualquer barbaridade para impedir o crescimento de Dilma. Mas o troço é tão absurdo que dessa vez até Cesar Maia se alinhou com o governo. Veja seu texto no Ex-Blog de hoje:
SENADOR TASSO JEREISSATI:  ISSO NÃO É FUNÇÃO DA BOLSA FAMÍLIA! E É UM EQUÍVOCO CONCEITUAL!
1. O Bolsa Família é um programa de renda mínima com vinculações a obrigações sociais em relação ao filho estar na escola, ser vacinado, etc. Dirige-se a famílias abaixo da linha de pobreza e em especial a nível de indigência. São famílias, em geral, dirigidas pela mulher, com vários filhos. A vinculação à escola é um elemento que ajuda a reduzir a evasão, permite que dentro da escola, a criança identificada no cadastro tenha uma atenção focalizada da direção da escola e sua professora.
2. Vincular valores de Bolsa Família ao aproveitamento do aluno na escola, suas notas e avaliações, é um grave equívoco conceitual. Essa é tarefa da escola que em programas dos estados e municípios e com apoio federal, podem criar estímulos que reconheçam o desempenho do aluno. Incluir isso no Bolsa Família é confundir assistência social com educação. E ainda criar insegurança em relação ao programa. Não ajuda seu candidato a presidente.