domingo, 1 de abril de 2007

Celular abre novas portas

O New York Times de hoje traz uma reportagem interessante, "New Bar Codes Can Talk With Your Cellphone" ("Novos códigos de barra podem falar com o seu celular"), que poderia parecer 1º de abril, se não fosse informação sobre o avanço do mundo digital. Aliás, não é também uma grande novidade, porque já está em largo uso no Oriente, notadamente no Japão. Mas sem dúvida apresenta uma dessas maravilhas dos novos tempos. O fato é que o celular está se transformando em "seu mundo de bolso". Através da leitura de código de barra, você compra o seu ticket de embarque aéreo, lê na embalagem do Big Mac se ele tem valor nutritivo, comprova a autenticidade da carteira de motorista, e faz milhões de outras coisinhas que antes eram inimagináveis. O celular transformou-se em uma espécie de "controle remoto digital", dizem uns. Ou na "ferramenta natural que combina o mundo físico com o mundo digital", como disse Cyriac Roeding, executivo da CBS. Ou, ainda, "o hyperlink físico", como diz Tim Kindberg, pesquisador senior da Hewlett-Packard, na Inglaterra. Senti que meu pobre Moto Q, com acesso a e-mails e à web, já está muito ultrapassado...
Para saber se seu o celular tem condições de ler código de barras, acesse, através dele mesmo, o site http://get.qode.com.

Instale o programa de leitura e fotografe o código do NYT acima, que transmitirá uma resposta para a tela do seu celular.

(Posso adiantar que você vai receber parabéns por ter dado o salto do papel para a Internet. E vai saber quais são as notícias de hoje...)