domingo, 2 de março de 2008

Ahmadinejad estende a mão para Talabani e humilha Bush

As tropas de Bush já podem voltar pra casa, depois da humilhação que estão recebendo esses dias. O Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, considerado, junto com Bin Laden, o inimigo nº 1 de Bush, o principal representante do chamado "eixo do mal", acaba de pisar em solo iraquiano, apesar da presença de mais de 200.000 soldados americanos (públicos e privados). E ele fez pior. Segundo o correspondente da BBC em Bagdá Hugh Sykes (reportagem escrita antes da chegada tranqüila de Ahmadinejad), além de um marco político, a visita de Ahmadinejad ao Iraque também será um desafio à segurança.
O Aeroporto Internacional de Bagdá, onde ele deve chegar, fica ao lado de uma base militar americana e os americanos controlam o espaço aéreo. Líderes que visitam o Iraque geralmente embarcam em um helicóptero que faz o trajeto entre o aeroporto até a Zona Verde, em Bagdá. Mas o presidente iraniano não deverá usar este recurso, fazendo a viagem de carro até o centro da capital iraquiana, num percurso onde ocorrem emboscadas e ataques. Ahmadinejad também não deve ir até a Zona Verde, onde está o grande prédio da embaixada americana no Iraque e vários escritórios do governo iraquiano. Os veículos que querem entrar nesta área fortificada precisam passar por postos de segurança e checagem americanos.
O site em inglês da BBC acrescenta: "There, he was warmly greeted by Mr Talabani as he walked down a red carpet past an honour guard".