quarta-feira, 19 de março de 2008

César Maia e o uso político das pesquisas

César Maia é o rei de apresentar e analisar pesquisas. E faz isso sempre com o ar de um cientista que estivesse em ambiente asséptico e fosse capaz de se manter distante de qualquer juízo de valor. A imprensa costuma acreditar nesse discurso, mas a verdade é que César Maia usa essas "análises" principalmente para fazer a sua propaganda política. Vou dar exemplo tirado de seu Ex-Blog de ontem, onde ele "analisa" pesquisa (800 entrevistas) sobre a eleição municipal do Rio este ano feita pelo seu instituto do coração, o GPP (texto completo logo abaixo). Logo de cara ele diz que "a intenção de voto em Crivella (foi) um pouco abaixo do que se previa", e apresenta o índice de 22% (variação possível entre 19,1% e 24,9%). Duvido que alguém em sã consciência tivesse previsão de índice maior para o candidato do PRB, Marcelo Crivella. O que César Maia pretendia com a frase era simplesmente minimizar o alto índice de Crivella. Outra jogada na apresentação da pesquisa (a mesma que ele tem usado em outros textos) é a de buscar uma diferença positiva para sua candidata, Solange Amaral (DEM, ex-PFL), com relação aos outros candidatos com inserção na Classe Média no Rio de Janeiro. Na verdade, ele assumiu que Crivella (único até aqui com perfil popular) já está no 2º turno e está tentando distinguir Solange dos outros candidatos (Molon/PT, Jandira/PCdoB, Chico Alencar/PSOL e Gabeira/PV-Tucanos), posicionando-a como candidata "centrista", com ampla inserção fora da classe média da Zona Sul. Quero dizer, em primeiro lugar, que por mais que respeite qualquer instituto de pesquisa, não acredito no índice de Solange (12%, com variação possível entre 9,7 % e 14,3 %). Claro que não tenho dados de pesquisa atual para contrapor (por outro lado, a pesquisa apresentada está longe de ser clara sobre questionário, campo, etc), mas tratar Solange como "centrista" é dose! Não há "3 vetores", como pretende verder César Maia e, caso venha a existir, dificilmente Solange Amaral ocupará um deles. Outra grande jogada de César Maia está em procurar tratar como fato consumado a não-candidatura de Eduardo Paes. Seu nome (ou qualquer outro do PMDB) nunca é colocado em pesquisa - mas, por mais que ele tenha acordos com o Deputado Picciani e o ex-Governador Garotinho, é difícil acreditar que o PMDB do Governador Sérgio Cabral não tenha candidato próprio. César Maia aproveita sua fama de "marqueteiro" para fazer propaganda política. A imprensa tem que abrir o olho e não se deixar enganar. Texto completo:
PESQUISA PREFEITO DO RIO!
  1. Com o quadro pré-eleitoral do Rio mais aberto, foi feita pesquisa com 800 eleitores este fim de semana pelo GPP. Essa pesquisa é uma espécie de pesquisa de abertura, ou seja, a partir da qual se avalia a dinâmica das candidaturas. Basicamente - dois números ficaram diferentes dos esperados. Um deles foram os 32% (não voto) de eleitores que preferiram não marcar nenhum dos candidatos, se abstendo, ou marcando nulo e branco. Outro foi a intenção de voto em Crivella um pouco abaixo do que se previa.
  2. Crivella teve 22% das intenções de voto. Jandira 14%. Solange e Gabeira 12% cada. Chico Alencar 6% e Molon 2%.
  3. O ponto forte de Crivella foi Santa Cruz/Campo Grande, o de Jandira foi Grande Méier, o de Solange foi Leopoldina, o de Gabeira Zona Sul, o de Chico Alencar Tijuca/Santa Teresa e de Molon, Zona Sul. A maior porcentagem de não voto foi na zona sul.
  4. Depois a pesquisa reduziu a lista a 3 candidatos de forma a analisar a troca de votos entre eles. Numa delas Crivella teve 26% das intenções de voto, Solange 21% e Gabeira 20%. Crivella cresceu pouco e seu ponto forte foi zona oeste. Solange zona norte. E Gabeira zona sul/tijuca/santa Teresa.
  5. Comparando com pesquisa de um ano atrás, Crivella cresceu 3 pontos, Solange cresceu 9 pontos, Gabeira (comparando com Denise), caiu a metade, Chico Alencar ficou no mesmo lugar e Molon (Edson Santos antes) idem.
  6. Portanto desenha-se aquilo que este Ex-Blog havia comentado: será uma eleição em 3 vetores: Crivella, Solange e um terceiro que será o voto útil do eleitor no primeiro turno, entre Jandira, Gabeira, Chico Alencar e Molon.