sexta-feira, 3 de novembro de 2006

O que será que Carlos Estêvão tem a ver com Pieter Botha?

Os dois morreram no mesmo dia, neste 31 de outubro. Mas enquanto Carlos Estêvão era uma figura adorável, ótimo Diretor de Arte publicitário, Pieter Botha dirigiu a África do Sul em um dos seus períodos mais duros de apartheid. Mesmo concordando com Nelson Mandela que ele deu um passo importante para o fim da segregação racial naquele país, seu nome não soa tão bem como soa o de Carlos Estêvão, filho do cartunista Carlos Estêvão da antiga revista O Cruzeiro (Carlos Estêvão também teve um irmão cartunista, Jáder). Certa vez, na década de 70, fui convidado por Carlos Estêvão para ser redator na agência de publicidade onde ele era Diretor de Criação. Adorei a proposta, as condições de trabalho e o salário. Mas tinha um problema: a agência tinha como um de seus clientes uma empresa sul-africana e eu me recusava trabalhar para qualquer empresa que pudesse estar associada ao apartheid. Ele topou que eu trabalhasse lá e que nunca fizesse qualquer trabalho para aquela empresa, e cumpriu a palavra. Há pouco tempo ele mandou e-mail elogiando esse Blog. Fiquei feliz em voltar a ter contato, depois de tantos anos. Carlos Estêvão deixa saudade.