sexta-feira, 25 de agosto de 2006
Alckmin lidera pesquisa nas redações. Será que é isso mesmo?
O site Maxpress (acesse aqui) declara que tem o mais completo cadastro de jornalistas do Brasil e fala de uma pesquisa sobre a intenção de voto nas redações para presidente. Essa pesquisa teria sido feita pelo Instituto Franceschini de Análises de Mercado, a pedido da Revista Imprensa associada ao Maxpress e à ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Teriam sido feitas 407 entrevistas, a partir do mailing da Maxpress, nas redações do Brasil inteiro, com o seguinte resultado para respostas espontâneas: se a eleição fosse hoje, o candidato da aliança Geraldo Alckmin, venceria nas redações brasileiras com 31,7% dos votos; Lula ficaria em segundo, com 20,6%, seguido de perto por Heloisa Helena com 16,2%; Cristovam Buarque teria 3,2%. Nenhum dos outros candidatos pontuou na pesquisa. Teriam se declarado indecisos 15,2%, enquanto 13% teriam afirmado que votarão em branco ou nulo. O site não fala de registro da pesquisa, não fala de data de campo nem da margem de erro (para 407 entrevistas, a margem de erro é, em princípio, de 4,9%). A pesquisa poderá até ter sido 100%, mas o profissionalismo jornalístico ficou com 0%.