terça-feira, 22 de agosto de 2006
Atenção, marketeiros de Alckmin: vai ter 2º turno... no Congo!
Recebi essa notícia, distribuída pela Reuters, mostrando que a histórica eleição pós-guerra na República Democrática do Congo está a caminho de um segundo turno entre o presidente e um ex-líder rebelde. A apuração dos votos mostrou que Joseph Kabila obteve 44,5% dos votos e terá que enfrentar o 2º colocado, Jean-Pierre Bemba, que teve 20%. A votação transcorreu com tranqüilidade, com milhões votando pacificamente, apesar de insegurança no leste, onde rebeldes continuam a perambular e há ameaças de boicotes em cidades hostis a Kabila. Mas a maior tropa de paz do mundo, com 17 mil soldados da ONU, apoiada por 1.000 europeus, supervisionou o processo de paz que culminou nas eleições, que custaram 450 milhões de dólares e geraram grandes problemas de logística e segurança. Como o 2º turno ocorre também no dia 29 de outubro (como seria – ou será? – no Brasil), essa é mais uma oportunidade para alguns marketeiros brasileiros...