domingo, 22 de outubro de 2006

Votos Válidos incomodam Cesar Maia

Nos últimos dois dias, Cesar Maia resolveu fazer campanha contra a divulgação dos Votos Válidos. Diz ele no seu Ex-Blog de hoje: “A imprensa está apresentando de forma completamente equivocada os números do segundo turno, usando votos válidos. No segundo turno são dois candidatos, portanto a diferença se mede entre os dois incluindo todos os votos”. Ele justifica: “Supondo que uma pesquisa dê 15% para um candidato e 10% para o outro e 75% de votos brancos, nulos e não sabe. A imprensa daria 60% a 40% de votos válidos? Uma diferença de 20 pontos?” Há meias-verdades e sofismas nisso tudo. A imprensa em sua maioria (incluindo o Jornal Nacional) destaca em primeiro lugar os votos totais, depois os Votos Válidos. O Globo faz assim, a Folha e muitos outros. Devemos considerar também que com a alta taxa de Votação Espontânea e baixa taxa de Brancos, Nulos e Indecisos, os Votos Válidos das pesquisas deverão estar bem próximos dos Votos Válidos da eleição. Há ainda a questão de se a imprensa publicaria ou não somente os Votos Válidos em uma pesquisa com alta taxa de Não-Votantes (Brancos + Nulos + Indecisos). Certamente publicaria os Votos Totais. Mesmo assim a eleição poderia ter forte chance de repetir exatamente os números de Votos Válidos da pesquisa – e no final, são os Votos Válidos que valem... Por trás dessas reclamações, está o desespero com os números vencedores de Lula e, no plano estadual, de Sérgio Cabral (contra a candidata de Cesar, Denise Frossard). Cesar Maia não reclama da mídia com suas manchetes tucanas, sua manipulação baseada no “trinômio Lei, Ordem e Família” que tanto lhe agrada. Além disso, para ficar estritamente no campo das pesquisas, nunca vi Cesar Maia reclamar da interpretação absurda (inclusive os telejornais globais) de “margem de erro”. Até hoje ninguém explicou aos redatores e editores que as margens de erro adotadas nas pesquisas referem-se à faixa dos 50% (para quem tem 8%, por exemplo, a margem de erro é diferente). Pior de tudo é a imprensa tentar ocultar os números imensamente favoráveis a Lula. Em outras épocas, números como esses atuais ganhariam naturalmente grande destaque. Agora procuram divulgar o estritamente necessário e somente porque não tem mais jeito. Como comentou "Julio" neste Blog, referindo-se à divulgação da última pesquisa Ibope no Jornal Nacional: “Ah, e nunca havia visto uma divulgação de pesquisa tão apressada assim. Só faltou convocarem aquele locutor de corrida de cavalos para o trabalho. (Ernani Pires Ferreira, é esse o nome do locutor?)”. Tamanho desespero não deveria ser válido...