terça-feira, 31 de outubro de 2006

Cesar Maia lança um ministério sombrio com olho em 2010

Não é de hoje que Cesar Maia prepara-se para ser candidato a Presidente em 2010. No 1º turno, achando que não haveria 2º turno, fez um pré-lançamento na Folha (ler a postagem "Cesar Maia lança-se candidato para 2010 e arrasa PSDB", desancando todo mundo, inclusive Alckmin, mas foi surpreendido pela história do Dossiê. Recolheu a ofensiva, aguardando o resultado óbvio do 2º turno. Mas ontem mesmo ele voltou a sinalizar no seu Ex-Blog garantindo que o PFL lançará candidatura própria. Hoje, o seu Ex-Blog anuncia o próprio fim para renascer como um "shadow cabinet". Como ele explica:
01. Em julho de 2005 esse blog - acessável durante todo o dia - deu a partida para o acompanhamento da crise do governo Lula. Em outubro -um ano antes da eleição - ele se transformou no ex-blog, e passou a ter uma edição diária pela manhã, para aqueles que se inscreveram. De partida 1.301 pessoas se inscreveram. Hoje são 17.291. O foco do ex-blog passou a ser o acompanhamento do processo eleitoral, com teoria aplicada e análise de fatos. Vencida esta etapa, o ex-blog passa a ter novo foco.

02. O ex-blog se transforma agora em SHADOW CABINET, uma prática britânica - com auge nos anos 50, onde o partido de oposição constituía um ministério na sombra, onde cabia a cada ministro designado acompanhar com rigor o trabalho do ministro oficial. 03. Estão sendo constituídos os seguintes ministérios na sombra:1. Finanças, (fazenda,banco central e banco do brasil; 2. Relações Exteriores; 3. Segurança Pública, ( justiça e polícia federal); 4. Infra-estrutura, (transportes,telecomunicações, minas e energia); 5. Economia, ( desenvolvimento econômico,agricultura e bndes); 6. Educação; 7. Saúde; 8. Social, ( ação social, trabalho, cidades e caixa econômica); 9. Previdência Social; 10. Meio Ambiente; 11. Gabinete Civil, (relações políticas e assuntos gerais da rotina do presidente). 04. Para fazer os convites aos ministros, esse ex-blog vai precisar de 15 a 20 dias. Serão os quadros mais destacados do ponto de vista técnico, em cada tema. Alguns convites já foram feitos e aceitos, embora a maioria deles prefira ficar na sombra. Se for assim, esse ex-blog garantirá o off - como o blog-crise e o ex-blog-eleições - já o fazem. 05. Da mesma forma o Shadow Cabinet trabalhará com teoria aplicada e crítica à ação, simultaneamente. 06. Como já vem ocorrendo na crise e nas eleições, os ministros na sombra contarão com uma enorme assessoria que serão todos aqueles inscritos, que passarem a esse ex-blog, diretamente a seu diretor de redação ou a equipe, informações, análises e sugestões. Os ministros na sombra receberão imediatamente o que for repassado. 07. Antes de terminar o mês de novembro o SHADOW CABINET desse ex-blog estará em campo, marcando corpo a corpo, cada um dos ministérios e o presidente. 08. Não haverá a necessidade de renovar a inscrição. Todos estão automaticamente inscritos. Mas, claro, a qualquer momento poderão pedir sua exclusão. Aguardem! São só uns 15 a 20 dias para que "eles" possam respirar e descansar da campanha. E depois,... que cumpram com as suas promessas e as expectativas que criaram.

Obviamente, Cesar Maia precisa bem mais do que trabalhar nas sombras para se cacifar como Presidente. A sua prioridade agora é tratar de concluir sua administração da cidade com bom índice de aprovação e tentar garantir a sua sucessão - tarefa cada vez mais difícil. Mas do que ficar na sombra, ele precisará das luzes.