segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Nordestino prova a Lavareda e Cesar Maia que não é ignorante

Quando escrevi aqui, há exatamente um mês atrás, o texto "O sofisma de Lavareda", procurei demonstrar, contra Lavareda (que é nirdestino!) e Cesar Maia, que o nordestino não é o povo ignorante, que não sabe votar e que, portanto, tiraria a vitória de Lula no 1º turno, como eles alegavam. E eu estava certo. Eles argumentavam que o índice de "Não-Votantes" ("Abstenção + Brancos + Nulos") no Nordeste era maior do que na média nacional e que isso prejudicaria Lula. Pareciam estar cheios de razão. Em 2002, os "Não-Votantes" nordestinos foram 34,11% contra 26,29% da média nacional. Mas eu tinha dois bons argumentos contra isso. Primeiro havia o fato de eles não separarem "Eleitor Fantasma" de "Abstenção", o que atrapalhava a compreensão do que era realmente "Abstenção". Segundo porque eles não percebiam a diferença específica do eleitor nordestino, que este ano estava inteiramente engajado na candidatura Lula. Escrevi: "Hoje Lula é o candidato in pectore do povo nordestino. Se bobear, a sua queda (na relação "% de intenção" com "% de votos dos totais") no Nordeste será menor do que no resto do país". Acontceu exatamente o que falei. É fácil perceber a diferença comparando simplesmente os "Não-Votantes" de 2002 com os "Não-Votantes" de ontem:
Nordeste 2002: 34,11%; Nordeste 2006: 27,12%
Média nacional 2002: 26,29%; Média nacional 2006: 23,76%
O que ninguém contava - nem mesmo eles - era com a força conservadora da mídia e dos grandes centros do Sul-Sudeste, particularmente São Paulo. Seria o caso de dizer que paulista é que não sabe votar? (Nota acrescentada às 10:15h) Parece que é isso que Cesar Maia pretende dizer no Ex-Blog de hoje quando escreve:
CURIOSIDADES PAULISTAS! Os quatro deputados federais mais votados de SP, foram Maluf, Russomano, Clodovil e Enéas. Curiosamente!