segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Ex-WCT, NYT CORAÇÃO DO MUNDO, 11 DE SETEMBRO
Gravei com uma webcam os primeiros passos de minha filha mais nova, com 10 meses. Ela vem em minha direção, com seus passos titubeantes e tendo como trilha sonora o noticiário da televisão que estava ligada. Era 12 de setembro de 2001 e a notícia era o ataque ao World Trade Center. É uma imagem carregada de significados para mim. No dia anterior, tinha assistido em tempo real a destruição das “torres gêmeas” e naquele instante só conseguia repetir assustado: “A partir de hoje, o mundo é outro”. O mundo mudou, realmente. Em muitos sentidos, para melhor. Em outros sentidos, não mudou nada. A violência ficou mais próxima, mais real, mais instantânea, mais absurda – se é que isso é possível. Passados 5 anos desde o mais famoso 11 de setembro, ainda engatinhamos na conquista de uma paz duradoura. Mais do que nunca precisamos dar os primeiros passos: nem terrorismo nem bushismo.
EM TEMPO:
O "Último Segundo", da IG, acaba de publicar pesquisa sobre a opinião dos americanos sobre a responsabilidade de Bush com relação aos ataques terroristas com o título ”Mais americanos culpam Bush pelo 11 de Setembro”.
Diz a nota: “A proporção de americanos que culpa o governo do presidente George W. Bush pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 subiu de 30 para quase 50% em quatro anos, segundo uma enquete divulgada hoje. Segundo a pesquisa, realizada pelo instituto Opinion Research Corporation para a rede de TV "CNN", 45% dos 1.004 adultos entrevistados opinam que a administração Bush teve de "muita culpa" a uma "culpa moderada" pelos ataques." Texto completo aqui.