sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Piraí, um exemplo de Pezão

Não dá para tentar objetividade. Quando vi a matéria sobre Piraí no programa eleitoral para governador desta sexta-feira, fiquei emocionado. Em 95-96, Luiz Fernando de Souza me procurou recomendado por sua mulher, Maria Lúcia, que tinha assistido uma palestra que fiz sobre “Marketing Municipal”. Ele ia se candidatar a prefeito de Piraí, pequeno município do Estado do Rio de Janeiro, e queria que eu fizesse a campanha. Naquele primeiro dia, acompanhado de seus parceiros, ele disse: “Não entendo nada disso, não. O que você disser pra fazer eu faço”. A primeira dúvida deles era se usavam ou não o apelido que ele tinha, Pezão. Recomendei que sim. Fizemos pesquisa, e o tema da campanha foi: “Com Pezão, Piraí caminha a passos largos”. Pezão venceu disparado e, depois de eleito, me procurou e disse que no primeiro dia de mandato já queria ter todo o conceito de comunicação definido, com tudo impresso, até mesmo os cartões de visita. Conversamos muito sobre os seus planos para a cidade, conhecida pela grande represa da Light, de onde saía energia elétrica para toda a região metropolitana do Rio e muito mais. Infelizmente, a Light estava demitindo muita gente e isso, apesar do bom governo do então prefeito Tutuca, significava grande ameaça para o futuro do município. Mas Pezão não desistia. Queria o desenvolvimento de Piraí, sem perder o foco na energia. Criei o tema: “Piraí. Crescendo com mais energia”. Piraí cresceu a passos largos. Virou um case nacional e até internacional (com “PiraíDigital”), tendo reportagem de página na revista Newsweek, no Los Angeles Times e dezenas de outros veículos. Pezão me chamou de novo, para a campanha da reeleição, em 2000. Foi reeleito com o maior percentual do estado: 86,6%! Quando relembro Pezão falando que não entendia nada disso, penso comigo: “Ele e o pessoal de Piraí, eles, sim, é que sabem tudo...”