Li em algum lugar, antes da campanha eleitoral começar, que Vladimir Palmeira, candidato petista a Governador do Rio, teria declarado que, na campanha dele, publicitário não ia se meter na política. Imediatamente, achei ótima declaração. É isso mesmo, publicitário não tem que se meter em política, apenas em publicidade - e seguindo o que determina o marketing. Mesmo o profissional de marketing que trabalhe como consultor de alguma campanha política não tem que ser político. Ele tem que compreender o que se passa na política para orientar corretamente a quem atende. Nas campanhas políticas, sempre houve essa confusão entre política, marketing e publicidade, por isso fiquei entusiasmado com a declaração de Vladimir (que sempre admirei como político) separando o joio do trigo. Hoje, ouvindo o seu programa de rádio (que consegue ser quase tão bobo quanto o de TV), percebi melhor o que talvez Vladimir pretendesse dizer: ele só está interessado na publicidade, não na política. O seu programa, cheio de “criatividade”, designs, câmeras, enquadramentos especiais, etc, não pode estar sendo feito para o “concurso” de Governador do Ano. Deve estar procurando algum prêmio publicitário. Mas fui ver a relação dos premiados do Prêmio Colunistas (de Publicidade) 2006 – e a campanha do Vladimir não estava lá...