quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Denise Frossard deve ter sido vítima dos conselhos de Cesar Maia

Os conselhos que Cesar Maia oferece no seu Ex-blog para Heloísa Helena seguir no debate de hoje na TV Globo são verdadeiras pérolas do marketing eleitoral. O tom é hilário, como quando ele diz:
“Mas vamos às dicas para debate, aos quatro candidatos. Nossa senadora Heloísa Helena deveria levar esses pontos para o camarim. Tratam-se de experiências de debate em eleições em outros países, especialmente nos EUA”.
Dá algumas dicas óbvias muito boas e outras duvidosas. Por exemplo: “Debate ninguém ganha”. É uma boa frase de efeito. Mas depende do debate e do momento. Em 94, Garotinho ganhou bons pontos quando pôs o dedo no nariz do até então “bicho-papão” General Newton Cruz. E ganhou também todos os debates, em 98, contra o próprio Cesar Maia. Ele coloca entre suas dicas ouvir antes um discurso de Carlos Lacerda (coisa que Denise Frossard, se fez, não assimilou). E manda essa:
“Nos intervalos os assessores devem não dar dica alguma. Não mande assessores técnicos falarem com o candidato. Só atrapalham. Deve ir alguém de imagem, a maquiadora, e um amigo. A pessoa de imagem corrige detalhes formais. A maquiadora ajusta o cabelo e tira o suor. E o amigo diz que o candidato está dando um banho, levantando sua energia”.
Será que foram essas as mesmas dicas que ele deu para Denise Frossard no debate dos candidatos ao governo do Rio? Algo deu errado, então, porque ela se saiu pessimamente. Segundo os jornais, o assessor Cesar Maia seguiu à risca o próprio conselho e não compareceu ao local. Mas estavam lá Rodrigo Maia e Solange Amaral – e creio que não estavam no papel de “amigo” e “maquiadora”. Quem terá preparado aquelas “colas” (ou “pescas”) que Denise lia sem parar? Quem disse para ela mentir sobre o tempo de serviço público? Será que a “cola” tinha escrito “promotora” no lugar de “professora”? Será que ela foi orientada a considerar que serviço em empresa privada (e da família) é também público? Não sei, não. Acho que, antes de seguir os conselhos de Cesar Maia, Heloísa Helena tem que conversar com Denise Frossard...