sexta-feira, 15 de setembro de 2006

São Paulo: acendeu a luz amarela para Serra

Ninguém tinha dúvida que Serra (PSDB) era disparado o favorito para vencer em São Paulo, com altíssimas chances de liquidar a fatura ainda no 1º turno. A última pesquisa Ibope parece dizer isso, mas diz também outra coisa: a campanha de Mercadante (PT) cresceu, ganhando fôlego suficiente para poder forçar um 2º turno. Serra passou de 46% para 47%, Mercadante pulou de 18% para 23% Quércia foi de 8% para 9%, os Outros foram de 4% para 5%, os Não-Votantes (Brancos + Nulos + Indecisos) caíram de 24% para 16%. É importante notar que Serra caiu de 60,5% dos Votos Válidos para 55,9%, enquanto Mercadante subiu de 21,4% para 27,4%. O dado diferente, que pode estar influenciando este resultado, não é o escândalo das ambulâncias que chegou a Serra. É o fato de que tanto Lula quanto Marta entraram na campanha. Ou melhor: parece que Mercadante calçou as sandálias da humildade e resolveu colocá-los pra valer. E era mais do que óbvio esse direcionamento. O eleitorado de Mercadante não tinha nem “povo” nem “mulher”. E pior: estava sem a militância. O clima eleitoral em São Paulo toma outro rumo.